Logotipo
  • 21 96499-7191
  • anagea@anagea.org.br
  • Rio de Janeiro Rio de Janeiro
Promover a participação e integração de todos os Gestores Ambientais, acadêmicos ou profissionais.
I Seminário sobre “Regulamentação e Conselho Profissional”

Realizado em 31/5/2008

I Seminário ANAGEA sobre “Regulamentação e Conselho Profissional”, realizado no sábado último dia 31/5/2008, indica, com o êxito deste empreendimento, que o rumo adotado pela Associação Nacional dos Gestores Ambientais (ANAGEA) atende as expectativas de acadêmicos, profissionais e instituições de ensino superior . Não nos consta que, em algum momento da história recente de nosso país, 6 (seis) grandes instituições de ensino superior tenham se reunido para discutir o exercício profissional de seus alunos e ex-alunos. Esse é um grande feito. Recebemos manifestações de apoio de inúmeras instituições de ensino superior e de centenas de profissionais e acadêmicos de todas as regiões do Brasil.
O objetivo maior da ANAGEA, a participação e democratização da informação foi alcançado. Agradecemos à UNICID (Universidade Cidade de São Paulo ) e a sua representante, Profª. Débora Regina Machado Silva, coordenadora do curso de Gestão Ambiental, pela receptividade calorosa, às instituições de ensino presentes e seus respectivos representantes, coordenadores de curso; UNISO (Universidade de Sorocaba) Profº. Nobel Penteado de Freitas; Instituto Mauá de Tecnologia (São Caetano- Mauá) Profº. Cid Nardy; Ceunsp (Salto) Profº Hélio Rubens Jacinto Pereira Junior; Unimesp – Guarulhos, Profª. Roseli Cristina Barbosa Pozzo; Unifev (Votuporanga) Profº Carlos Eduardo Matos. O evento contou ainda com a presença do Presidente do Sindicato dos Tecnólogos do estado de São Paulo, Profº Décio Moreira, FATEC-SP e do Vereador Jesse Loures do PV (Sorocaba) também membro da ANAGEA.
Em breve divulgaremos o resultado do encontro, bem como encaminharemos a todos os coordenadores do curso de GA de todas universidades convidadas este documento.

ANAGEA cumpre seu primeiro compromisso assumido durante o processo de articulação e fundação,
promover a participação e integração de todos os Gestores Ambientais, acadêmicos ou profissionais.
Agradece àqueles que estiveram presentes ao evento e, àqueles que, pela distância ou por outras razões se ausentaram e estão no aguardo do resultado. Vamos criar uma rede de representantes de universidades, coordenadores de curso de GA cujo conhecimento e capacidade devem transpor os muros da academia num grande encontro nacional. Pela satisfação e alegria que estes Mestres demonstraram por estar ali, trocando informações e debatendo sobre sua missão, não será nada difícil. Vamos integrar a carreira, a transversalidade há de convergir conservando sua especificidade.
Agradecemos ainda à Ambientebrasil e a Orion Ambiental por divulgarem nossas iniciativas e eventos.

Atuação